domingo, 8 de janeiro de 2023

Reatando um fio rompido


 "Nada mais comovente que reatar um fio rompido, completar um projeto truncado, reaver uma identidade perdida,  resistir ao terror e lhe sobreviver." Roberto Schwartz, o Fio da Meada


Essa citação sempre me deixa com vontade de chorar, e nos últimos dias ando assim: saudosa de minhas identidades perdidas. 

Comecei este blog sendo mãe de duas adolescentes e um recém-nascido, com a intenção de compartilhar a vida e as aprendizagens artesanais que começavam a fazer parte de mim naqueles anos de 2010. Depois foi tanta coisa... o doutorado, as Bonequeiras sem Fronteiras, o concurso público, a política no Brasil, as novas mídias sociais. E pouco a pouco fui abrindo mão de algumas coisas para dar conta de outras. 

"A cada escolha uma renúncia", dizem e é real. Hoje eu sou mãe de duas adultas e um adolescente de 13 anos, sou professora na UFPR e o artesanato segue sendo meu maior espaço criativo, afetivo, pessoal, - talvez por isso eu o tenha deixado de lado, como deixei tantas coisas que gosto, como escrever sobre a vida.

Então este ano de 2023 começou, e eu senti toda pulsão de retomar um fio rompido bem dentro de mim, e entre outras coisas voltei a ler os blogs antigos e queridos. Nesse mergulho em tempos bons,  me lembrei do "manifesto de ano novo" escrito no começo de 2011 no blog da Holly. Motivada por isso escrevi meu próprio manifesto: 



Nele, não previ retomar o blog, mas hoje me pareceu uma ideia tão boa...ia amadurecer isso um pouco, mas minha amiga Priscila me incentivou a retomarmos hoje mesmo, no susto, nossos blogs interrompidos, e aqui está esta primeira e desajeitada postagem. Não prometo grandes coisas, mas estou me sentindo muito feliz pela chance que me dou de voltar a partilhar num ritmo mais lento meus pensamentos, minhas aprendizagens, as ideias e artefatos que vou urdindo. A quem me lê, obrigada, apareça por aqui, vamos na contramão da correria reaver identidades perdidas.


* As ilustrações são da portuguesa Ana Oliveira, criadas para meu blog em 2010, naquele tempo em que a gente fazia troquinhas, lembram? Mandei coisas artesanais para ela em troca das artes. 


12 comentários:

  1. ahh, a gente não perde identidades não... elas continuam ali, esperando a gente completar a próxima voltinha da espiral. Que bom que você retomou essa. Texto lindo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou cheia de nostalgia aqui por este retorno. Obrigada pela companhia.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada querida Marisa. Fica por aqui,que vai ter mais textos. :)

      Excluir
  3. Miriam Lammel Marques8 de janeiro de 2023 às 14:12

    Que bom esse retorno. Vai te fazer bem. Gostaria também de voltar pro meu site mas a inspiração por aqui não retornou. Infelizmente. Mas você, bora lá aproveitar essa chance que a tua vontade te deu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria te ler Miriam,retoma sim,a falta de inspiração é só falta de começar, até a falta de inspiração pode ser nosso assunto. Uma foto, um pensamento...solta sua voz

      Excluir
  4. Acho importantíssimo escutar estes murmúrios interiores. Fez bem em retomar. Até vejo aí o sorriso no seu rosto. Bora fazer um ano realmente novo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre mais fácil recomeçar quando temos amigas como vc Mi!

      Excluir
  5. eu amei muito o manifesta. Inspiração! Feliz retorno pra nós. Muita história para bordar por aqui

    ResponderExcluir
  6. Vamos bordar, feltrar, costurar escrever um ano bom!

    ResponderExcluir
  7. Bom te ver voltando a fazer o que gosta ❤️

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...