segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Feito à mão: turbante chiquérrimo!

Acho que todo mundo conhece alguém que conhece alguém que está em tratamento contra o câncer. Este ano experiências fortes com pessoas muito próximas me colocaram em contato com este universo do tratamento, das lutas diárias, das adaptações. Vivi isso com amigos homens, mas recentemente minha sogra me pediu ajuda para comprar um turbante bonito para uma amiga que estava perdendo o cabelo pela quimioterapia e que não se adaptara a lenços e gorros.
Isso do cabelo, da vaidade, pode parecer uma bagatela quando estamos falando de lutar pela própria vida, mas sinceramente, não é...lidar com a auto imagem e achar formas de sentir bela mesmo sem um fio de cabelo é um exercício de fortalecimento interno.
Saí a procura de um turbante bonito, mas eles são raros e caros. Decidi tentar achar um tutorial para fazer eu mesma e pedi ajuda ao grupo "dividindo ideias", no facebook. Na busca encontrei muitas fotos lindas deste acessório em diferentes épocas, mas tutorial mesmo, nada...Uma amiga do grupo localizou uma explicação em inglês com um esquema desenhado e bem pouco explicativo, mas que me possibilitou chegar a um modelo que eu achei bonito e fácil de fazer.
Fiz em plush pérola, pois queria uma cor que iluminasse. A borboleta foi uma lembrança de que momentos de transformação podem nos tornar mais fortes e lindas. Fiz um preto também, sem nenhuma biju, mais sóbrio e super chique! Agora que está esquentando vou fazer um de viscose fresquinha. Minha sogra me contou que dias depois de ter entregue os turbantes sua amiga lhe ligou para dizer que não poderia nunca esquecer deste presente, que se sentia aconchegada e bela com os turbantes e que eram também uma prova de delicadeza e amizade... Chorei, claro...
Fotografei os passos da confecção e partilho aqui num passo a passo bem tosco mas que pode ser útil para alguém, então fiquem à vontade para usar, partilhar e perguntar se preciso, ok?

1- Corte 3 retângulos: um  com 55cm por 23 cm; um pequeno com 13 x 10 cm e um último com 55cm por 13 cm.

2- Dobre o  retângulo de 55 X 13 cm ao meio no sentido do comprimento de modo que o lado bonito do tecido fique para fora. Alfinete e costure à máquina com ponto zig-zag.

3- Una a tira costurada ao lado avesso do retângulo maior. Alfinete e costure à máquina.

4- Dobre ao meio a peça composta pelos dois retângulos unidos, lado direito do tecido sobre lado direito.


5- Esta parte vou mostrar no tecido claro para que fique mais nítida: trace esta forma meio quadrada com uma das pontas arredondadas observando que a borda do turbante fique para baixo como na foto.
6- Costure por sobre o traçado e na lateral oposta deixando uma pequena abertura na altura indicada pelas  flechas da foto.


7- Desvire o turbante e terá algo assim...

8- Pela fenda passe uma tira feita com o retângulo pequeno. Junte as pontas da tira e costure com seu melhor ponto manual e posicione a costura na parte de dentro do turbante para que não apareça.   Isso dará a forma e será o detalhe do centro do turbante.  Eu fechei o pequeno espaço que sobrou da fenda com pontinhos a mão.
9- Para finalizar faça pregas à mão na parte de trás do turbante. Sem estas pregas ele fica uma touca bem esquisita.  É só dobrar, alfinetar e dar um pontinho bem sobre a costura central.

10- As pregas darão o drapeado elegante de nosso turbante.
11- Dá para perceber o efeito das pregas nesta foto? É o pulo do gato!
O turbante está pronto, mas se quiser enfeite com pedrinhas, bordados ou uma biju como eu fiz... 

PS: como esta será uma semana especialmente decisiva para meu irmão em seu tratamento peço seus melhores pensamentos, energias e preces, se puderem, ok? Isso também sempre ajuda! 

26 comentários:

  1. Oi querida, ficou lindo o turbante, parabéns..Tenha minhas preces e pensamentos positivos..tudo há de dar certo..Algum tempo atrás no meu blog tive uma entrevista com uma vencedora contra o cancer..e ela também criou uma marca produzindo turbantes.. se quiser conferir, segue o link:
    http://brasileirasimsenhor.blogspot.jp/search/label/Brasileiras%20que%20Inspiram%20-%20Lição%20de%20Vida%2FEmpreendedorismo

    super beijos,

    Elo

    ResponderExcluir
  2. Quanta generosidade, Andréa! Obrigada por partilhar.
    Desejo melhoras ao seu irmão. Força e espera, amiga!
    Um abraço,
    Andréa.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Andrea! Eu tinha curiosidade em saber como eram feitos, agora estou satisfeita e feliz! Parabens pelo belo post, ficou muito bonito!
    Bjs
    Nely

    ResponderExcluir
  4. Você sempre me surpreende Andréa!Mesmo já te acompanhando a um bom tempo, ainda consegue me surpreender com o tamanho do seu coração!!Você com certeza é um ser muito iluminado!Parabéns pela belíssima atitude!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te conheço menina e sei o tamanho do SEu coração...obrigada por estar sempre por perto! Beijão

      Excluir
  5. Nem! Mas obrigada por tudo viu meninas, principalmente pelas boas energias par meu mano! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea!!!
    Parabéns pelo Passo a Passo deste lindo turbante,ainda mais com esta
    finalidade tão grandiosa.Bondade,fraternidade,generosidade e Amor,são
    pré requisitos, quando se tem um coração iluminado.Desejo de coração
    que o seu mano,seja muito abençoado, pelo grande médico de todos os -
    médicos...que é o SENHOR do universo.
    Meu mais carinhosos abraço.
    Sonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia, recebi o abraço e os desejos elevados que me enviou! me sinto muito bem com isso, viu? Beijo

      Excluir
  7. Gostei muito. Passei pelo câncer no ano passado, ainda estou na fase de reconstrução e entendo bem do choque de ficar careca. Sabe que aquela propaganda do "ó cabelo, cabelo meu ... (da Natura, eu acho) está super certa? Sem o cabelo eu não se sentia tão eu e isso é bem chocante. Depois eu até curti lenços, chapéus, turbantes. Por isso achei legal teu tutorial e a delicadeza do presente que fez. E pode ser feito com algumas variações: aproximar as pregas, fazer mais comprido e com mais pregas, franzir, em vez de preguear, muito bom. Abraços, vou te acompanhar de longe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neca, sabe que hoje eu estava cantarolando esta música e pensando EXATAMENTE isso? Que bom que você agora está se reconstruindo, rsrsrsr, e melhorada aposto! Eu adorei teu comentário e só vou te pedir um favor: me acompanha de pertinho? rsrsrs...beijos e fique super bem!

      Excluir
  8. O toque do plush é mto gostoso, deve ter ficado bem confortável. Para nem falar do charme e do aconchego quentinho. Belo trabalho Déia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Andréa!
    Achei muito lindo o turbante que você confeccionou! Eu tenho várias pessoas próximas que já passaram pelo câncer e eu sei que não é fácil. Essa fase se torna mais tolerável se há pessoas como você por perto, que se preocupam e fazem a diferença
    Achei super bom o passo-a-passo, vou tentar fazer um pra mim, já que eu moro no frio e tenho muito plush aqui em casa!

    beijooos

    ResponderExcluir
  10. Oi, Andréa:
    Obrigada por compartilhar esse passo-a-passo generoso, sem tamanho...Os turbantes ficaram lindos e parecem tão aconchegantes. Deixo um abraço bem carinhoso prá você, minhas orações e o desejo de que seu mano se recupere super bem.
    Beijos!
    Angela

    ResponderExcluir
  11. Oi Andréa,Sua contribuição foi enorme! Vamos estar fazendo para as senhoras carentes que fazem tratamento ca. Deus lhe pague. Bjs.
    Marli.M.Grosso

    ResponderExcluir
  12. Nossa amiga vc não sabe como me ajudou!!! Muito obrigado!!!Deus continuará te recompensado! Grata...

    ResponderExcluir
  13. bom dia, agradeço a generosidade, queria saber o tecido é algum específico, daria para fazer com tricoline? ou é malha, mais uma vez agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, eu creio que tricoline não vai dar certo pois o tecido precisa ser um pouco elástico, ok? Beijo e desculpe a demora!

      Excluir
  14. Oi Querida,
    Lindo seu trabalo,
    Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  15. Estou costurando a minha. Obrigada pela explicação.

    ResponderExcluir
  16. Querida, não tenho nem máquina de costura, mas vou tentar fazer conforme o passo a passo. Vou iniciar a quimio na 4f de cinzas. Muito gratificante ver que pessoas lindas como você existem.Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  17. Minha mãe vai iniciar a quimioterapias 4f de cinzas. Achei incrível sua idéia. Obrigada pela pessoa linda que voce é.

    ResponderExcluir
  18. Sou Izilda, esposa de Adilson. Fiz tratamento em agosto de 2012. Tinha três turbantes iguais a este. em 2014 doei todos pois achei que estava curada e continuei tratando com comprimidos até 2018. Achando que ia receber alta médica começou tudo novamente um tumor malígno no seio direito e recidiva na pele do esquerdo já operado. Agora fazendo quimioterapia novamente pois outros tratamentos não deram resultado positivo vou produzir meus turbantes iguais a este e doar também novas peças. Adoro costurar. Obrigada e desejo a cura para todos que sofrem desse mal. Deus no comando.

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...