quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Em busca de uma nova escola

Nestes últimos anos a situação financeira foi ficando mais e mais complicada para muitas famílias, inclusive para a minha. "Ai, mas você é professora da federal, deve ganhar super bem...", essa é uma meia verdade, pois proporcionalmente a muita gente eu ganho bem, mas foram tantas as armadilhas e dificuldades afetando os meus que me vi numa situação super delicada e precisei de um tabefe de realidades na minha cara. Doeu, e muito, mas botei tudo no papel, no Excel e na prática, e os cortes foram feitos como fosse eu a Rainha de Espadas.  


De todos os cortes o mais doloroso foi tirar o Benjamin do Medianeira. Eu tentei antes conversar com a escola, afinal minhas filhas mais velhas foram alunas lá por anos e o Benjamin é um ótimo aluno, com pais presentes e bons pagadores desde o primeiro ano, mas a escola mudou bastante e nem mesmo uma reunião para me ouvir eu consegui com eles. Os telefonemas e e-mails foram respondidos com frieza empresarial e com um sádico "tenha uma ótima semana" ao pé da página depois daquele curto parágrafo que informava que a política da escola era clara e que eu não me enquadrava para qualquer tipo de desconto. Fim de uma história, início de outra...

Festa Junina de 2019. :)

Conversar isso com o Benji foi um dos momento mais difíceis... ele tem 13 anos e um grupo de amigos que é todo da escola, construído desde que tinhas 6 anos. 'Devastador" foi a palavra que ele usou quando perguntei como seria se ele tivesse que sair do colégio. Mas a gente conversou, ele ouviu, viu as planilhas, percebeu que iríamos seguir engessados e nos endividando se não fizéssemos esse esforço em família, e como a pessoa super querida e inteligente que é encarou a mudança com coragem, com minha promessa de que assim que for possível ele retorna para a escola (embora eu esteja com um ranço justificável do colégio que já foi tão bom em outros tempos)



.

Agora estamos na fila, tentando vaga na escola pública mais próxima aqui de casa, que é uma escola ótima. Se ali não der seguiremos para outra, um pouco mais distante, até acharmos o espaço onde ele vai iniciar essa temporada de mudanças e crescimento. A nossa promessa foi a de seguir acompanhando, participando, e trabalhando para as coisas melhorarem. "Mar calmo não faz bom marinheiro", dizem por ai. Nosso menino agora sabe que navegar é preciso e viver não é.


6 comentários:

  1. Ele é um menino muito inteligente e esforçado, com certeza se adaptará bem no novo colégio, importante ter conversado com ele e exposto a situação. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pelas palavras, vamos torcer para tudo ficar bem <3

    ResponderExcluir
  3. Tem coisas que só a escola pública pode nos proporcionar, a adaptação de mudança de escola nem sempre é simples, mas acontece no ritmo que tem que acontecer, ele já mostrou ser resiliente e tenho certeza que a novs jornada será linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ser sim, a escola pública fez muita coisa na minha vida <3

      Excluir
  4. “Devastador!” Ai o coração da mãe apertou. Na torcida aqui para tudo dar certo. A gente se reinventa e ele tbm se reinventará. 🤎

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...