domingo, 30 de outubro de 2011

Pagando a dívidas antes do ano acabar : Passo a Passo (Bem) básico para Boneca de pano de inspiração Waldorf

Em abril deste ano eu compartilhei aqui a experiência que vivi ao dar um curso para as educadoras de creches públicas da cidade, ensinando a fazer bonecas de pano e bichos de feltro. Na ocasião eu prometi um passo-a-passo e antes do ano acabar ele chegou, a tempo de quem quiser fazer umas bonecas carinhosas para presentear no Natal. Por favor, levem em consideração que é só uma sequencia de dicas e não um tutorial bem completo, pois não domino totalmente nem a técnica da boneca, nem as manhas do blog para fazer Tutoriais, então provavelmente vai ficar muita dúvida. Podem escrever que se eu souber ajudo a esclarecer algum ponto nebuloso.
Desenvolvi o PAP com base no livro "Minha querida Boneca" de de Karin Evelyn Scheven e de um tutorial que desvendou o segredo das bochechas lindas destas bonecas e que achei Neste site.
A boneca autenticamente Waldorf não é só um brinquedo, é elemento de uma pedagogia elaboradíssima, mas as bonecas que fizemos são simplesmente referenciadas nas Waldorf, então não usei lã não fiada para rechea-la, como nas autênticas. Usei a fibra siliconada que é mais ascessível. Corpo é feito em malha, em tons de pele: fizemos bonecas de diferentes tonalidades para que cada criança pudesse se sentir representada.


Copiar e riscar os molde na malha dobrada ao meio. No total serão 4 peças para a cabeça, 2 para o corpo e 4 para braços. Isso porque teremos duas cabeças: uma que será amarrada para dar formato ao rosto, e outra que será a cobertura - a pele da boneca;)


Alfinete e costure as peças, à máquina com ponto zigzag, ou à mão com um bom ponto atrás. Um truque é costurar as peças antes de cortar detalhadamente, fica mais fácil...


Entendem o que eu digo?


Tudo costurado? Você vai ter duas cabeças, um corpo e dois braços, certo? Agora é só encher o corpo , braços e uma das cabeças com fibra siliconada de boa qualidade.Deixe tudo firminho e macio, mas cuide pois a malha vai cedendo e você é que controla o tamanho proporcional.


Agora vem o truque, você vai pegar uma das cabeças já bem cheia e vai "amarrar". Feche o pescocinho e amare bem com fio de pipa, depois você fará as feições amarrando um fio no contorno do rosto e outro fio na altura da linha dos olhos como na foto que retirei do blog Echoes of a Dream. Nesta altura tome cuidado com as proporçõe do rosto, pois a malha estica bastante e você não deverá deixar a boneca desproporcional: nem cabeçoda, nem com testa ou bochechas exageradas, certo. Vá modelando com a fibra e o fio de pipa até ficar bonita.


Agora é cobrir esta cabeça amarrada com aquela que você deixou sem encher. Estique bem o tecido na face para que não fique com rugas e costure no pescoço, puxando para trás se necessário, pois os cabelos cobrirão algumas pregas que possam ficar na parte de trás da cabeça. Você pode bordar o rosto já nesta etapa (eu bordei depois dela pronta). As bonecas Waldorf possuem expressões neutras para que a criança possa usá-la para se expressar com liberdade. Acho que olhos e uma boca neutra são uma boa ideia.


Agora é só unir todas as partes usando fio de pipa.


Os cabelos podem ser longos, curtos, lisos, encaracolados...o ideal é que correspondam à cor e tipo do cabelo da criança. Para fazer o penteado de maria-chinha eu prendi fio a fio numa linha no meio da beça, da testa à nuca, depois puxei para para as laterais e dei uns pontinhos antes de amarrar as chiqinhas e finalmente costurei fios para a franja. Use lã grossa para um efeito mais volumoso. O cabelo crespo pode ser feito enrolando a lã umas seis voltas em redor de dois de seus dedos e depois amarrando ao meio, formando uma "borboletinha", então você prende esteas medeixas na cabeça com uns pontinhos bem firmes.

A boneca em si está pronta, agora é soltar a imaginação e fazer as roupas e sapatos. Eu vi muita coisa linda aqui

Termino esta postagem com vontade de dizer o chavão: desculpe alguma coisa/é simplesinho mas é de coração!! Quem lembra de seus primeiros PAPS entende do que estou falando, né Simone Arrais! Beijos a todos.

10 comentários:

  1. Faço bonecas a minha vida toda,mas nunca fiz desse modelo pois não achava um jeito pra fazer as bochechas, Valeu as dicas e o pap esta muito bom mesmo. Um beijo grand da eliane.

    ResponderExcluir
  2. Eliane, obrigada!! Estou super feliz por ajudar. Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eliane, obrigada!! Estou super feliz por ajudar. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha! Quase morro de rir com este final por assim dizer "apoteótico"!! Ah, querida, sei o quanto é difícil ser didática no curto espaço do blog e louvo quem consegue... Acho que o seu pap ficou excelente e nada fajuto! Eu nunca poderia imaginar que o rosto era feito assim! Incrível!!!! Adorei, vou fazer com certeza! Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nossa... essa boneca é muito linda e é meu sonho aprender a fazê-la, mas não sei se consigo. Mesmo com o seu PAP super bem explicado acho difícil. Quem sabe uma hora dessas eu me atrevo?!? Quando vc fala da malha utilizada para fazer o corpo vc diz aquelas malhas de algodão, tipo de camiseta T-shirts???
    Obrigado e bjs.

    ResponderExcluir
  6. Linda demais, Déia, parabéns! Waldorf... coisa de pedagoga? =)))
    Beijo,
    Helena

    ResponderExcluir
  7. Helena, é sim...mas também é nome de salada,hahahah! Drika, Simone, Mãe da Tonton: uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Seu PAP ta otimo e muito bem explicado. Tbm nunca imaginei que essa boneca fosse feita assim. E fica linda.
    Vou tentar fazer.
    Um grande beijo e obrigada por compartilhar.
    Cleo

    ResponderExcluir
  9. Ótimo PAP, Andrea!
    Adorei!
    Abracinhos floridos e muiiita inspiração para você, sempre!

    Sue

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...