segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dicas para ter sucesso em uma Feira de Artesanato: Parte 1 - Conheça seu público


Ao me inscrever para participar de minha primeira feira de artesanato surgiram milhares de dúvidas sobre o que fazer para garantir que não fosse um fiasco: o que produzir? quanto de cada peça? como organizar o stand? de que maneira controlar as vendas? e por aí vai...
A tarefa ficou mais fácil graças à preciosa colaboração da querida Lili Ferret, que teve uma super boa vontade em responder meu e-mail angustiado e cheio de perguntas. Ela havia acabado de fazer parte de uma feira grande e eu lhe escrevi pedindo um post em seu blog com dicas. Muito modesta, ela preferiu responder por e-mail. As dicas da Lili sobre a pré-produção de uma feira foram essenciais e garantiram grande parte de minhas vendas! Quero dividir com vocês todas elas, mas farei isso em etapas, começando com a principal delas:
1 - Primeiro vc tem que saber qual é o público alvo, as concorrentes e quanto normalmente é gasto nessas feiras. Esta foi sem dúvida a dica mais importante: a feira era em uma escola, assim minhas assessoras em assuntos para a juventude - minhas duas filhas- me garantiram que acessórios fofos, com temas de cupcake, princesa, video game, venderiam bem desde que pudessem ser comprados com a graninha do lanche!

Dito e feito: levei chaveirinhos de cupcake e cookies e vendi tudo no primeiro dia. Virei a noite para garantir a satisfação de minhas mini clientes :)) e vendi tudo no dia seguinte: além disso vendi alguns marcadores de páginas, porta lenços e capas de caderno para as professoras e tiaras de coroa e do Pacman, além de bichos com tema Alice no país das maravilhas para os alunos do Ensino Médio.


Nada custava mais do que 30 reais e eu tinha peças por até 4 reais. As peças mais caras (bichos de pano) saíram mesmo no segundo dia, pois ao comprar um chaveirinho e conhecer a barraca os clientes voltavam no dia seguinte para buscar algo mais carinho, para sí ou para presentear.

Dispus as coisas na barraca seguindo as dicas do precioso post do blog Com capricho. Metade do sucesso é deixar a barraca bem convidativa, mas isso será o tema da próxima postagem. Aguardem!

5 comentários:

  1. Oi, Déa!
    Ótimas dicas!
    Estou adorando fazer a sua encomenda... Está ficando muito fofo!!! Acho q vc vai gostar. ;-)
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Grata pela visita e comentário, adorei as tuas dicas de feira em escola, pois tb sou professora e sempre participo.
    Bjsss,
    jud-artes

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz de ter colaborado com o seu sucesso na feira. Mas uma dica sozinha não faz nada, a diferença é que vc se dedicou e fez o seu melhor. Parabéns! Espero que seja a primeira de muitas feiras de sucesso! ;-)

    ResponderExcluir
  4. Vanessa, ando louca para ver o que você está preparando! Jud, que honra voce por aqui! Lili espero ter feito a lição de casa direitinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? vc ainda faz bazares? Pois eu tb faço, estou a procura de pessoas para fazerem bazares comigo!
    Costumo fazer bazares em salão de festas de predios, reunioes, atendimento em empresas e gremios.
    Caso haja interesse, deixo meu Blog e lá terá meu e-mail:
    www.mduarte-shoes.blogspot.com.br

    Att,

    Mariana

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...