sábado, 15 de outubro de 2011

Sugestão de presentes feitos a mão, para professores

Hoje é Dia do Professor. Estou na carreira desde meus 15 anos e tenho certeza de que fiz a escolha acertada: gosto deste trabalho porque ele é exigente; preciso ser criativa, estudiosa, bem-humorada, determinada. O profissionalismo do professor de crianças pequenas às vezes é confundido com doçura e instinto maternal, mas posso afirmar que é de fato fruto de muito trabalho consciente, de uma luta interna diária para desenvolver a capacidade de observar, de intervir na hora certa, de ser generosa e paciente.Vivi muitos dias do professor e garanto que a gente vai fazer o mesmo bom trabalho com ou sem presente, mas vamos e venhamos, carinho, surpresa e uma palavra de agradecimento sempre são bem vindos, não?
Então deixo aqui um "medley" de sugestões de coisas que já fiz, para você se inspirar e quem sabe executar neste domingo para levar ao professor ou professora, seu ou de seu filho, na segunda-feira:


Estojo de lápis: sério, professor de qualquer etapa ama canetas, lápis e materiais afins, por tanto um estojo nunca vai ficar sem uso, até porque a gente às vezes dá aula em dois ou três lugares, almoça na rua e precisa carregar também escova de dente,pente e tals, e o estojo serve também como necessaire. Fiz estes seguindo o tutorial do superziper sobre a colocação de ziperes. Varie as cores, invente uma aplicação em feltro (que tal uma maçã?) e pronto. Leva no máximo 1 hora e meia pra fazer (menos tempo que planejar um dia de aula!!)


Coruja: a Ave- de -Minerva é símbolo da pedagogia e agrada em cheio professores de todos os estilos, Se quiser fazer a sua parecida com a minha siga este tutorial do Creenfantin.
Sem tecido, sem tempo e sem máquina de costura? Que tal fazer um (ou vários) origamis de coruja e aplicar em um cartão, pendurar em um móbile, ou colar em um retângulo de papel cartão e fazer um marca-página?



Capa de caderno: este presente é "hors concours", pois é de beleza e utilidade indiscutíveis. Já mencionei esta vídeo aula na qual aprendi a fazer os meus. Tente pois é mais fácil do que parece.


Maçã: estas capinhas de maçã são peça recorrente em blogs gringos. Eu não sei fazer crochê, mas minha amiga Eliane fez várias delas seguindo este tutorial e afirmou que é rapidinho.


Avental quadrado: este é o mais simples avental que há e garanto que professores ee crianças amariam um destes para proteger suas roupas nas atividades com argila, cola, tinta...em 1 hora está feito eu explico como fazer aqui.

Agora, sabe um presente que ganhei certa vez e que foi muito especial? Os pais de meus alunos escreveram uma carta coletiva, não para mim, mas para a direção da escola (que estava em um momento complicado, de transição e demitindo muita gente) elogiando meu trabalho e agradecendo pela minha dedicação aos seus filhos. Fala sério, isso é muito cuidado e carinho, não? E como dizia uma querida professora que tive "carinho e gentileza não são obrigatórios, mas fazem toda a diferença".

12 comentários:

  1. SAUDAADEEEEEEE daquele tempo de trilhas...
    vc ja sabe ne?
    fez de mim uma professora melhor

    ResponderExcluir
  2. Parabens querida pelas sugestões certeiras, adorei!!!!
    Grande beijo,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  3. Bom demais, nada como uma peça útil bonita e fácil de fazer, parabens!
    Nely

    ResponderExcluir
  4. Jud , você também é professora não? Feliz dia!! Nely, obrigada pela companhia! Pri-mamãe -fresca, tenho boas lembranças de nosso trabalho juntas! Feliz dia da professora para você!

    ResponderExcluir
  5. Todos os presentes são úteis, maravilhosos e podem, perfeitamente, alegrar o coração de um professor no dia dedicado a ele! Parabéns pelo seu dia, querida! Bjs, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Todos os presentes são lidos e úteis.
    Nunca tinha visto essas capinhas de maçã. Achei o máximo a ideia.
    beijos e ótima semana
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ótimas sugestões e lindas criações!

    bj

    ResponderExcluir
  8. Feliz dia dos professores!
    Adorei tudo, mas o que mais gostei mesmo foi o estojinho bordado alegria e o de avião de papel, ficaram demais!
    Bjinho!

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu sou tania Oliveira, gostei muito do nome do seu cantinho "A casca da cigarra", diferente!! Original.
    Muito bonito e delicado os seus trabalhos, parabéns!! Sucesso!,
    Bjs. Tania oliveira (puraartesanatos.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  10. oi, déia!
    amei as sugestões aqui, e obrigada por compartilhar os links!
    bjocas e bom restinho de semana,
    mi

    ResponderExcluir
  11. Olá, Parabéns para nós, professoras!!! Educar é um ato de amor, mas também de responsabilidade social e de busca por um mundo mais justo. Que a valorização profissional possa acontecer "para ontem".
    Adorei as dicas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...