quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dicas para ter sucesso em uma Feira de artesanato: Parte 3 - O melhor marketing é uma barraca simpática .



Em meio a montes de barracas é preciso ser diferente, no visual e no atendimento.
Vejam um exemplo: a feira contava com barracas de espetinho de chocolate, algodão doce e outras coisitas melequentas, então a feirante ao meu lado, mais experiente, sugeriu que eu colocasse todas as peças em sacos plásticos e tentasse evitar que as crianças tocassem nas peças para evitar sujeira. Segui meu instinto e não plastifiquei nada, pois sabia que isso acabaria com a apresentação dos meus crafts. Relaxei e não me incomodei com as crianças pegando nas peças (apenas pedi- com um sorriso- a algumas delas que tivessem cuidado ao manusear meus livros, que estavam decorando as cestinhas de marca páginas).


Dispus as coisas na barraca com capricho e usei alguns adereços só para valorizar: os marca textos com tema Alice eram ornamentados por uma edição linda do livro, os chaveiros de cookies eram ladeados por caixinhas de leite de brinquedo, os chaveiros cupcake ficavam em prato de bolo, as tiaras em uma taça de milkshake...levei ao pé da letra a dica do já mencionado post do blog com capricho que diz da importância de transformar as suas coisas em guloseimas irresistíveis:)


Outra estratégia interessante foi pensada pelas minhas filhas: divulgamos as peças através das amigas delas. Assim alguns dias antes e durante a feira elas levaram tiaras para algumas amigas e elas próprias usaram na escola. Se alguém elogiava elas logo diziam: - Foi minha mãe quem fez e vai ter na feira. Espertas, não?


Atendíamos as pessoas com atenção, olhando no olho, acolhendo sugestões e anotando pedidos. Não botei muita fé, confesso, nas encomendas feitas no primeiro dia por meninas tão pequenas, mas, pelo sim pelo não, levei as coisas no dia seguinte e elas compareceram direitinho para buscar suas encomendas.
Em suma, não importa muito qual seu produto nem a faixa etária ou poder aquisitivo de sua clientela: gentileza gera gentileza, respeito gera confiabilidade, simpatia gera vontade de voltar.

3 comentários:

  1. Sem contar que as 3 vendedoras são lindas, simpáticas, muito educadas e cheias de charme!

    Parabéns pelo sucesso tia!

    Beijos,
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Déia... queria um chaveiro de cookie e um marca página inspirado na Alice. Quer trocar pelos meus crafts de natal??

    Adorei seu esqueminha com a portuga das ilustrações.
    Beijo,
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Vivi, será uma super mega honra!! Me manda um e-mail para trocarmos os endereços? acascadacigarra@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...