sábado, 10 de março de 2012

Presente se aniversário: capa de caderno e boneca da Casca da cigarra



Faltam cinco dias para o sorteio de aniversário de dois anos do blog. Ainda não está dentro? Comente o post anterior DEIXANDO SEU E-MAIL e estará participando. O prêmio: uma capa de caderno em patchwork bordada com haicai do Bashô que mais me inspira e uma boneca de pano. Vai lá no post, tenta...beijo

domingo, 4 de março de 2012

A casca da cigarra fez dois anos! Primeiro sorteio do blog, para quem me aguenta a estridência!



Com toda o meu envolvimento com a história das bonecas para as crianças de Pinheirinho acabei por esquecer que o blog fez aniversário! Mas eu quero comemorar com vocês e rindo ao lembrar da minha amigona Simone Arraias e seu post "da vergonha de fazer um giveaway" vou perder a vergonha também e fazer um sorteio. Como ando na vibe das bonecas o ganhador levará uma boneca parecida com a da foto e um capa de caderno em patchwork bordada. Como celebro a cigarra bordarei o Haicai do Bashô que inspirou o nome do blog (quer saber o porquê do nome? Leia este post aqui).
VAMOS ÀS REGRAS, COPIADAS DESCARADAMENTE DO GIVEAWAY DA SIMONE:
- Deixe um comentário neste post informando seu nome e e-mail;
- Para o sorteio, usarei o método arcaico: papeizinhos contendo os nomes (apenas uma entrada por pessoa), BENJAMIN retirará um;
- O(a) vencedor(a) terá um prazo de cinco dias para enviar suas informações. Se não o fizer, sortearei outra pessoa;
- Podem participar leitores de qualquer lugar.
- O custo do envio é meu.
- Realizarei o sorteio no dia 15 de março.
- O presente seguirá ao vencedor em até 30 dias após a informação recebida.

A sorte está lançada!

Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com minha dor.


Pode parecer que a entrega das bonecas foi só sorrisos de felicidade mas a situação de privação e injustiça é tamanha que logicamente houve muitos momentos difíceis...enquanto eu conversava com um grupo de crianças e era levada para conhecer o porco (sim, tem um porco perto demais do alojamento, tratado pelas crianças como um cachorro) uma mulher adulta pegou a boneca Matrioska no saco. A moradora que me ajudava na entrega - e que segurava o saco- rispidamente tomou a boneca da mão dela e falou que era para as crianças. A confusão então começou, com xingamentos mútuos. Eu demorei um pouco para entender e quando entendi fui até o tanque de lavar roupas para onde a mulher ofendida tinha ido e no qual esfregava uma saia com ganas que poderiam faze-la em pedacinhos. Fui lá com a Matrioska e pedi desculpas, expliquei como pude e lhe dei a boneca...ela estava em lágrimas e jogou a boneca em mim mandando eu enfiá-la sabem onde... Disse que não precisava dessa droga, que era muita humilhação...eu levei um susto, mas me desculpei de novo e saí com a boneca. A Mulher deve ter sido tão humilhada, tão magoada que tinha mesmo razão em estar assim irada. Bem, a irmã dela se chegou pedindo desculpas, e trazia pela mão o menininho da foto...eu ainda meio zonza abraçava a boneca e ele não tirava o olho daquelas cores. Então esticou a mãozinha pedindo. É dele. Depois entrei no alojamento e ele comia um pão e oferecia para a boneca, conversandinho com ela...acho que explicava que o mundo dos adultos é duro e que era melhor que ela ficasse ali com ele, protegida no abraço.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Feito à mão:Passo a Passo cãozinho de tecido para quem precisa de um melhor amigo




Só falo de Pinheirinho, né? Mas peço sua paciência pois ainda vou falar mais um pouco, rsrsr. Dentre os brinquedos de tecido que levamos, os cãezinhos feitos no mutirão bombaram. A explicação: as crianças dos abrigos perderam seus cães na desocupação e muitas viram os bichos de estimação serem mortos a tiros...horror. Assim piraram com a possibilidade de abraçar um cachorrinho todo seu, mesmo que de pano. Queremos agora fazer mais cachorrinhos para a remessa de brinquedos que seguirão na Pascoa. Por isso vou mostrar aqui como fazer este molde que achei aqui.

Risque os moldes no tecido de algodão dobrado, direito contra direito. A orelha eu risquei no feltro dobrado. Corte as peças: orelhas, laterais e barriga.


Costure as partes retas da barriga, direito sobre direito, deixando uma fenda de uns 5 cm bem no meio para poder rechear o bicho.



Una as laterais do cachorro e alfinete, direito sobre direito. Passe uma costura do pescoço até um pouco abaixo do rabo. Não esqueça de colocar a orelhinha dobrada ao meio entre os dois tecidos na cabeça como na foto.



Agora una as laterais à barriga, combinando as patinhas, alfinetando tudo e costurando.




Agora é revirar a a peça e rechear com fibra bem cuidadosamente: primeiro o rabinho, depois as patas traseiras, as dianteiras, cabeça e barriga. Feche a fenda da barriga com pontos invisíveis.


Faça um nariz de feltro (um menininho de 5 anos deu a ideia do focinho coração no mutirão, adorei) e prenda com pontinhos seguros feitos com linha forte (a de pipa é boa pra isso, afinal não queremos que o nariz saia na boca de uma criança pequena). Faça o mesmo com os olhos de feltro. Prontinho! Mais um cão fofo para alegrar a vida de uma criança.

Uma história de Amor em Pinheirinho


Os adolescentes de Pinheirinho me deixaram sem ar! Lindos, queridos e educados...Este rapaz da foto chegou até a mim e pediu uma boneca para presentear a menina que ele gosta!! ♥ ♥...Como era o combinado disse que primeiro entregaria aos pequenos e depois, se sobrasse algum boneco, eu lhe daria...pois o nosso "Romeu do Pinheirinho" me seguiu a entrega toda, perseverante e depois, educado, escolheu uma boneca, deu para a mocinha, ganhou um sorriso lindo e me pediu uma foto e uma boneca também para si para o caso de serem enviados de novo a outro abrigo (e separados) para ele guardar da amada uma lembrança...morri de amores!"