sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Pão na lata: sim ou não?

Este vi no Sew Mama Sew

Este lindo é da Martha Stewart

Depois de minha cartinha ao Papai Noel resolvi atacar minha lista dividindo as tarefas em pequenas etapas: salve Descartes!
Minha intenção era começar experimentando fazer o pão doce assado na lata, pois já havia pesquisado receitas e separado algumas latas boas para isso, mas a querida Nely do blog areiasdejade, "jogou areia" - trocadilho besta, eu sei:)- nos meus planos levantando a seguinte e pertinente questão: sempre ouvi dizer que artigos de cozinha como panelas, leiteiras, formas, frigideiras e afins recebem uma camada especial para nos proteger de contaminações com metais pesados, quando colocados em alta temperatura; daí eu pergunto; podemos utilizar a lata de leite para cozinhar ou assar? eu tenho esta dúvida.
E agora? Eu vi os tais pães em sites americanos como no da diva Martha Stewart, no Sew Mama Sew e em outros mais...parece que o tal Tin Can Bread é bastante usual lá pelo Hemisfério Norte e em nenhum lugar encontrei qualquer alerta para a possibilidade de contaminar os pães assando-os na lata. No entanto a Nely foi super bacana em aventar a possibilidade de meus pães virarem um presente de grego e prejudicarem a saúde de alguém...ela sugeriu forrar a lata com papel manteiga, mas aí acho que perderei o efeito das marcas da lata no pão assado que é algo muito bonito como podem ver aqui. Obrigada Nely pelo alerta.Então, pão na lata ou não?...eis a questão.
Este é Coffee Bean Goddss

12 comentários:

  1. Nããããão, nunca! Sorry, mas pelo pouco que sei a amiga que jogou areia está certa sim, não que a pessoa que comer vá cair dura de repente, mas isso não faz bem à saúde a longo prazo.
    A idéia é genial, fica uma fofura, isso é indiscutível, mas vc não vai querer contaminar uma pessoa querida com metal pesado, tem pesquisas indicando que pessoas com algus tipos de câncer e até alzheimer tem altos néveis de metal pesado no organismo, seja por alimentarem-se de peixes contamidos no cas odas populações riberinhas ou por comer a vida toda em panelas de alumínio e tal.
    Ufa, falei demais, né?
    Poderia fazer uns biscoitinhos do diâmetro da latinha e colocar dentro par presentar, aliás duram mais tempo do que um pão ou um bolinho, né?
    Bjoooo

    ResponderExcluir
  2. Andréa,

    Eu iria de pão na lata. Os metais pesados são liberados somente a uma temperatura muito superior a 180ºC, temperatura utilizada para assar o bolo.
    Acredito que ninguém vai morrer não, rsss...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Fica muito bonito mesmo! Quero lher pedir desculpas por ter jogado areia, é que em matéria de saúde eu sou zelosa em demasia, acho que passo dos limites, sei não...
    Mas voltando ao pão, não desista não, pois enquanto você faz os outros preparativos, vai pensando com calma na melhor solução, pois o impossível não existe! Seu pão vai sair sim, sem areia!
    Desculpe mais uma vez!
    Fique com Deus!
    Nely

    ResponderExcluir
  4. Nely, por favor não se desculpe! Foi ótima a sua questão e todas somos gratas, aposto, pela chance de pensar nisso!! Mariane, obrigada pelo comentário e parabéns de novo pelas publicações na Capricho e Atrevida. E Karina Obrigadíssima: uma química profissional nos ajudando no debate é puro luxo!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem, eu ainda não desisti da ideia do pão na lata e convenhamos, há anos assamos em formas feitas dos metais que nem sei mencionar! Mas acho que a ideia do papel manteiga é boa, não deveria ser descartada somente por causa das marcas da lata no pão. Acho que ficaria charmoso e útil na hora de desenformar. Já vi presentes mimosos como o "cappuccino in a jar" e, decididamente, acho que o pão na lata está na mesma categoria. Acho que vc deve tentar sim! Bjs, bjs! PS: seu post me levou a pesquisar e descobrir outras ótimas ideias pro futuro...

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer e chegar aqui e ver essas ideias simples mais criativas essas latas dão um charme, dá para criar muita coisa grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Hummm... pão na lata sim. Achei a ideia original e interessante. Não acredito nessa contaminação... mas vc realmente pode pedir opinião de profissionais na área de bioquímica ou mesmo dos fabricantes dessas latas. Acho que essa ideia tem futuro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. e tem mais...faz um tutorial pra gente pq só acredito vendo. Eu por exemplo nunca fiz o tal bolo de caneca...só acreditei pq meu marido fez.
    beijao
    PRI

    ResponderExcluir
  9. Oi amada!!! Eu amei essa idéia, alem de ficar com uma apresentação linda e original, me parece beeem gostoso..tb fiquei preocupada com o lance da lata..mas confesso q tô morrendo de curiosidade sobre o pão...cadê a receita? Beijosssss e otimo feriadão! Re

    ResponderExcluir
  10. Pronto, instaurei o caos...hahaha

    Mamãe é bióloga e doutora pela usp, ela pesquisou sobre contaminação de metais pesados em peixes por muitos anos, o que eu escrevi foi da minha cabeça, mas mito ou não eu prefiro não arriscar.

    Para ler mais sobre o assunto tem informações aqui
    http://www.abal.org.br/faq/faq.asp

    e aqui
    http://jorgeroriz.wordpress.com/panelas-de-aluminio-sao-prejudiciais-a-saude/

    Abç

    ResponderExcluir
  11. Olá, pão é pão , bom em qualquer lugar.
    bjs;

    Tania Oliveira ( puraartesanatos.blogspot.com )

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe fazia panetones na lata e até agora ninguém morreu, muito pelo contrário... meus irmãos tem 1,80m de altura, hehe!

    Bjs,
    Yara

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...