quinta-feira, 21 de abril de 2011

Dois dias, 90 bonecos de pano feitos a mão....


Como é possível fazer 90 bonecos de inspiração Waldorf em apenas dois dias? Junte 90 professoras de creches públicas, divida-as em três turmas e ensine um jeito de costurar um boneco com carinho. Esta foi minha tarefa neste começo da semana. Confesso que foi bem difícil, principalmente com a primeira turma, mas no dia seguinte chamei reforços: minha irmã Sônia, costureira de mão cheia foi me ajudar e aí foi só alegria...pena que eu esteja sem máquina fotográfica, então não registrei o momento, que foi organizado pelo pessoal do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, que me chamou para ajudar nesta tentativa de resposta às demandas de alguns profissionais de saúde que que insistem em tentar proibir os brinquedos de pano nas creches e berçarios públicos em nome da higiene. Pense bem, : quem já viu um bebezinho dormir abraçado a um pedaço de plástico? Assim, a ideia é ensinar as professoras para que elas ensinem aos pais e cada criança tenha seu boneco de pano na creche, um boneco para brincar, abraçar e ...lavar! Bonequeiros em ação!



Imagens: http://sillygillykids.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
roseredbrooklyn.blogspot.com

18 comentários:

  1. Coisa mais fofa.. eu queria aprender a fazer estes corpinhos de bonecos... onde será que consigo o molde? beijooosss
    www.antonellaesuaboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que fofuras, Déa!
    Na faculdade, vi rapidamente sobre a pedagogia Waldorf (minha ênfase foi em educação infantil), mas não lembro de mais nada hoje...rsrs
    Amei a sua proposta de levar os bonecos de pano até as crianças. Tomara que seja uma ideia que se multiplique por aí!
    Também fiquei curiosa em aprender a fazer esses bonecos...
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Que máximo, Déia, emocionante isso! A Helô até hoje dorme agarradinha com um boneco que ganhou quando era bebê... me deu pena saber que algumas crianças dormem agarradas a um plástico... nunca imaginei uma coisa dessas. Linda iniciativa!
    Beijão e saudade,
    Helena

    ResponderExcluir
  4. Meninas, a iniciativa foi do pessoal da capacitação da Secretaria de Educação...eu embarquei por acreditar muito na proposta. Vou postar os moldes e um pap tão logo tenha uma máquina em mãos, viu Lola e Vanessa. Um beijão a todas e saudades Hele!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindas essas bonequinhas e a iniciativa também
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oba!!! Vou aguardar os moldes e o pap! :-D

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Nossa!!! As bonequinhas são lindas e fazem parte do imaginário infantil... As de pano são super indicadas para as crianças pequenas, só precisam ser lavadas (é lógico)...
    Eu também estarei aguardando o PAP e os moldes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Lucas, só dorme com o "leão fedido". O boneco está feio, sem rabo, sem juba, costurado e recosturado.... mas ele adora! Vigia até enquanto a gente lava (toda semana).

    Não consigo imaginar meu filhote dormindo com um leão plastificado, esterelizado, passado álcool... credo! Deixem as crianças com seus bonequinhos de pano em paz!

    ResponderExcluir
  9. Ana e Drika, beijos e aguardem o Pap! Vivi, muito boa a campanha "deixem as bonecas de pano em paz", adorei saber do leão fedido!". Beijo

    ResponderExcluir
  10. Que legal Déia. Onde já se viu criançinhas sem bonequinhas, ainda mais de pano. Parabéns a você por participar dessa iniciativa.

    ResponderExcluir
  11. Quando eu era criança, na escola, aprendi um monte de coisas com as minhas professoras: bonecos de sucata, casas de palito de sorvete, cadeira de balança de pregador... Parece que hoje os professores não sabem mais fazer nada realmente criativo com as crianças. Muito triste.

    Que bom que vc tem essa iniciativa... Acho que essas atividades tinham que ser mandatorias na formação de professores.

    ResponderExcluir
  12. Bom diia!
    Gostaria de aprender a fazer esses bonequinhos
    Sou voluntaria num hospital, seria legal fazer esses bonequinhos.
    Meu e-mail e' floridabra@hotmail.com
    Cleli
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de aprender a fazer essas bonecas.
    Você poderia enviar o molde? angelafeitosa@mdbrasil.com.br

    Obrigada

    Beijos
    ANGELA

    ResponderExcluir
  14. ola estou desempregada e gostaria muito do molde do corpinho e como foi colocado o cabelinho sei costurar e estou pensando em fazer sou de Minas, no aguardo desde ja agradeco.
    gelsilene.lopes@r7.com

    ResponderExcluir
  15. oi boa noite que coisa mais linda esta cabeça da boneca como que faço para aprender esta cabeça vc em cina bjss

    ResponderExcluir
  16. Olá boa tarde, procurando pelo PAP dessas maravilhosas bonecas, encontrei sua página.
    Muito obrigada de coração por compartilhar algo tão especial.
    Gostaria muitíssimo de aprender as várias formas de fazer os cabelinhos para elas(es), pois são diferentes. Tem como você ensinar??? você tem apostila de como fazer esses cabelinhos??? Você vende???
    Meu Nome : Regina
    email:almasdepano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Amei suas bonecas !! Parabéns !!!
    Minha filha estudou numa escola com pedagogia waldorf e então aprendi um pouco sobre o assunto, é maravilhoso, adoro costurar e então tenho vontade de aprender a fazer essas bonecas, principalmente os cabelos, que acho que deve ser o mais difícil. Você vende apostila? Gostaria muito de fazer uma para minha filha.
    Grata,
    Gilsene
    email: gilsened@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. poderia me mandar o molde assim como se aplica o cabelo destas lindas apaixonantes bonecas?Agradecia do coraçao.

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...