sábado, 11 de agosto de 2012

As bonecas também tem história: topsy-turvy dolls ou bonecas reversíveis



As bonecas tem história...as topsy-turvy dolls, ou bonecas "reversíveis"  me atraem desde pequena, quando vi esta imagem numa enciclopédia de artesanato de minha mãe lá nos idos dos anos 70. Em tempos em que o cuidado com o preconceito racial ainda engatinhava a boneca era apresentada como um "brinquedo que deixará as meninas encantadas pois em um simples passe de mágica a Sinhazinha se transforma na prestimosa babá"...não preciso nem dizer que a babá era representada pela boneca negra e a sinhazinha pela branca...
Recentemente me deparei com uma versão moderna da topsy -turvy no livro Wee wonderfuls, na qual a mesma personagem é apresentada em roupa de festa de um lado e roupa de trabalho do outro. Isto reacendeu a lembrança da boneca reversível e comecei a pesquisar um pouco para fazer a minha.
A surpresa foi encontrar muitas versões interessantes para a origem deste brinquedo, criado antes da Guerra Civil dos EUA  pelas escravas negras do sul: pode ser que não tenha sido primeiramente para as meninas brancas, mas sim para as garotinhas negras, como uma estratégia secreta para que tivessem uma boneca que as representasse mas que pudesse rapidamente ser escondida sob as saias da boneca branca ante a proximidade de um "Senhor" ou feitor...Isso é muito interessante, estas estratégias que nos mostram a criatividade e o poder de contravenção das minorias...eque tenho estudado nos livros do historiador Michel de Certeau. Viu como costurar e estudar não precisam ser coisas que se excluem? Como posso ser a costureira e doutoranda ao mesmo tempo? rsrsrrs

Fiz minha primeira topsy -turvy para a Marília, uma amiga que é médica mas tem alma de criadora de brinquedos...por isso de um lado ela é sóbria e do outro multi colorida, afinal uma vida só é pouco pra tudo que a gente é, concordam?









9 comentários:

  1. Então você deveria fazer uma boneca pra você que fosse de um lado Doutoranda e de outro Crafter: a Flopsy-Mopsy Crazy Doll.

    ResponderExcluir
  2. Achei genial essa boneca. Conheço a que é Chapeuzinho Vermelho e a Vovó, mas não faço idéia de como é feita. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Adoro essas bonecas!!! Elas são perfeitas, duas em uma!! eu fiz uma no mês passado, uma Frida, de um lado acordada e do outro dormindo! vai lá dar uma olhadinha... adorei fazer.
    http://manfarita.blogspot.com.br/2012/07/duerme-fridita.html
    beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Que interessante...ficaram fofas!
    Bjs
    Fats

    ResponderExcluir
  5. Estou conhecendo seu blog hoje e estou adorando!!!!Suas bonequinhas são lindas!!!!Vou te seguir para poder voltar sempre por aqui,adoro bonecas!!!

    Quero aproveitar para te convidar para vir participar do primeiro sorteio do meu blog http://cacaujafet.blogspot.com Estou sorteando uma cena mineira de 50por70.
    Vem conferir.
    bjoss

    ResponderExcluir
  6. nooooossa, adorei isso menina...muito massa. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa boneca, não conhecia. Acordada e dormindo, Chapeuzinho vermelho e Vovó, deve ficar tudo muito lindo!!!! A boneca q vc fez para a sua filha é essa da foto? Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Puxa, que legal! Eu já havia visto uma dessas que uma amiga me mostrou há vários anos, era de um lado Chapeuzinho Vermelho e do outro o Lobo Mau. Mas não sabia origem desse tipo de boneca. Legal! Bjs e tenha uma linda semana!

    ResponderExcluir
  9. que fofura, não conhecia...adorei a história.
    um bj,

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...