sábado, 29 de maio de 2010

Presente pra fazer presente



Ganhei um presente desses que se multiplicam: um livro com 200 idéias de presentes feitos a mão para bebês. Meu marido encontrou-o em um sebo pela bagatela de trinta reais. Traz várias idéias boas para adaptar, mas tem muito crochê (que pra mim é o mais misterioso dos artesanatos) e alguns projetos em marcenaria, que não curto muito.Estou louca para ter um tempinho e experimentar algum projeto...quem sabe não aparece por aqui algum brinquedo novo esta semana?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escrito nas estrelas



O coelhinho veio primeiro...foi uma troca que fiz há dois anos na "Feira da Troca" da escola em que eu trabalhava. Ficou guardado por muito tempo numa gaveta, mas algo me dizia para contrariar meu impulso de colocar todos os objetos em uso e não presentear nenhuma criança com ele. Pois bem aí estão eles, feitos um para o outro.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Feito a mão: babadores



"O bebê baba"...não, não é um retorno à cartilha, é a mais pura verdade. Para proteger as roupas do Benjamin ganhei alguns babadores mas como ele suja vários por dia precisei comprar mais e fiquei chocada com o preço (cerca de sete reais cada um), então resolvi fazê-los eu mesma. É fácil, mas tem uns segredinhos. Comprei um retalho de um moletom macio, vendido por quilo, que a moça disse chamar-se "pluminha" - com cinco reais de tecido fiz sete babadores duplos. Usei velcro para fechar no pescoço e entre a frente e o verso costurei por dentro um retângulo de plástico, destes de forrar necessaire, tal qual uns babadores da "be little" que ganhei. O legal do plástico por dentro da peça é que ele protege mais da umidade, mas sem estar em contato com o bebê. Com as sobrinhas fiz babadores para os bichos de pelúcia, só pra fazer graça.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ah, que prazer não cumprir um dever...


"Ai que prazer
não cumprir um dever.
Ter um livro para ler
e não o fazer!"
Fernando Pessoa


Antes que me julguem uma preguiçosa explico: o prazer não está em não ler, mas em abdicar dos livros que PRECISO ler em favor daqueles que DESEJO ler. Isso sim é libertador.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Queijo, os Vermes e as Queijadinhas



Hoje na disciplina de História das Culturas Escolares o livro em discussão foi o primoroso "O Queijo e os Vermes", de Carlo Ginzburg. Como o intervalo para o café era por minha conta não fugi ao tema e fiz umas queijadinhas, que no friozinho de hoje cairam bem com um café. Os colegas gostaram então aqui vai a receita, fácil, rápida e com aquele charme do interior que este doce tem. Rende umas 20 queijadinhas.

1 xícara (chá) de leite de coco
200 g de coco fresco ralado
4 ovos
1 ½ xícara (chá) de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de queijo tipo meia cura ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó

Mode de Preparo

Misture em uma tigela o leite de coco e o coco. Deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, bata os ovos, o leite condensado e a manteiga até que fique homogêneo. Acrescente o coco reservado, o queijo, a farinha, o fermento e misture. Coloque forminhas de papel dentro das forminhas de empada. Despeje a mistura até um pouco mais da metade da forminha e leve para assar no forno preaquecido (200 ºC) por cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dia das Mães inspirado





Imagens:Helena Ganzert


AH!Nada como um passeio pela internet para nos encher de idéias...neste dia das mães a sobremesa, o pacote do presente e umas lembrancinhas a mais sairam, direta ou indiretamente, dos blogs por onde ando.
O pacote do presente foi inspirado neste post do Bananacraft. Fiz os corações em tecido e não fotografamos o lado da trás da caixa onde estava um coração fofo que é um pegador de panela inspirado neste aqui.
Para as mães que encontrei no domingo dei um brigadeirinho de colher inspirado no que o Atelier Maria Brigadeiro mostrou na revista Make número 9.
E a sobremesa? Adaptei esta receita recheando um pão de ló com o creme trufado. Ficou uma delícia.
Obrigada a todos pelas muitas inspirações!

Faça você mesmo o elefante de tecido!




Os elefantes de tecido que fiz estão no site Bananacraft com um tutorial, super explicadinho, para quem quiser fazer o seu!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dia das mães e presentes de grego.




Hoje minha mãe veio almoçar comigo e acabamos falando sobre Dia das Mães e presentes, é claro. Relembrei os muitos corações desenhados em qualquer papelzinho que já dei e já recebi no Dia das Mães e daqueles projetos mirabolantes com sucata que os filhos nos fazem e que adoramos mas não sabemos aonde nem por quanto tempo guardar. Lembrei também do adorável e desastroso presente que ganhei das meninas quando eram pequenas: elas decidiram fazer uma faxina caprichada no meu quarto e limparam tudo com esponja, água e detergente...tudo mesmo - inclusive minha televisão, que obviamente parou de funcionar.
Eu também já presenteei minha mãe com algumas surpresas duvidosas. A maior delas foi um lindo buque de cravos, uma cidra e uma estatueta que encontrei na esquina de casa ao voltar da escola (eu estava na primeira série). Achei aquelas coisas tão lindas para ficarem ali na rua e pensei que não haveria mal nenhum em pegá-las (achado não é roubado). Tive que devolver tudo, fazer papel de doida pedindo desculpas em voz alta para não sei que entidade e ainda rezar para meu anjo da guarda pedindo proteção...juro que não entendi nada, mas para garantir voltei ao bom e velho coração desenhado no guardanapo.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Presente feito a mão: Kit charmoso para o carro da mamãe



Olha que bela ideia: uma lixeirinha e um porta-lenços de papel, tudo coordenadinho e caprichado para sua mãe esbanjar glamour até no carro! Gostou? O porta-lenço aprendi a fazer aqui...quanto à lixeirinha o molde pode ser uma destas que vem de brinde em tnt - escolha dois tecidos coordenados, botões e viés bem bonitos e pronto!!

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...