quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nostalgia: Círculo do Livro, ou: não julgue o livro pela capa





Como tenho saudades do "Círculo do Livro"! Era uma editora que funcionava como um clube: você era sócio e recebia trimestralmente uma revista com dezenas de títulos, tendo de escolher ao menos um por período. Como éramos uma família enorme, a cada três meses era a vez de dois dos irmãos escolherem, assim poderia demorar uns 9 meses para chegar a nossa vez. Mas valia à pena: foi do Círculo o meu primeiro livro "meu" - "A árvore dos desejos" do Faulkner, escolha generosa da minha irmã Sonja para me presentear quando fiz seis anos. Foi no Círculo que eu e a Cica fizemos nossa coleção macabra do Stephen King; foi do Círculo meu primeiro livro-tabu: "Cristiane F."
Tenho tanta nostalgia que hoje se encontro livros do Círculo em sebos eu os compro. O papel era ótimo, a encadernação era caprichada, mas...verdade seja dita: a arte das capas era de lascar!
Meu querido Faulkner (o melhor romancista do mundo!) deve ter se revirado sob as amadas terras do Mississipi ante a bizarrice da capa de "O som e a fúria"; Virginia Wolf só não se deprimiria com a capa de "Passeio ao Farol" porque já era deprimida; e o frágil coração de Fitzgerald sofreria ao ver os coraçõezinhos derretidos sobre o fundo roxo em "O grande Gatsby" - esta capa, confesso, de tão brega acho até fofinha.

6 comentários:

  1. Olá, sempre dou uma passada por aqui, adoro seu blog!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Era muito bom o círculo!! Na verdade olhar a revista já era uma expectativa.... um suspense e momentos de indecisão... por coincidência esses dias estava pensando nisso... nossa que nostálgico! Beijos - Swami

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo Blog!!
    Gostaria de convidá-la para conhecer a nossa loja virtual Coré Coré, especializada em itens de papelaria super originais!! O site é http://corecore.tanlup.com!! No site tbm temos produtos de moda e design!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Pois é as capas eram horríveis, mas pense em livros que duram gerações e mais gerações. ;D

    ResponderExcluir
  5. Vc acredita que li Cristiane F. escondida, colocando o livro debaixo do colchão??? lol Acho que essa foi minha maior transgressão adolescente... coitadinha de mim! LOL Adoro capas bem kitsch! Amei o post.

    ResponderExcluir
  6. Fui membro do Círculo do Livro de 1995 até o final. Lamentei quando a editora acabou. Ainda hoje gosto de comprar livros da editora em sebos ou na Estante Virtual. De fato, com algumas exceções de algumas coleções especiais, a cafonice da maioria das capas chegava a ser espantosa.
    Pedro M.

    ResponderExcluir

Para o alto e avante!!

  No último post eu contei dos dias difíceis, de decepções, contenções, cortes e fim de ciclos confortáveis. Falei também de espera e resili...